No passado dia 27 de março, o Centro Cultural de Belém acolheu o 12.º seminário para a Supply Chain da GS1 Portugal, este ano sob o tema da Inteligência Artificial (IA) e do Passaporte Digital do Produto (DPP – Digital Product Passport). A abertura do evento esteve a cargo de João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal, que deu as boas-vindas aos participantes e oradores, introduzindo o dia de partilhas e discussões.
O ponto alto do seminário foi a intervenção sobre o Passaporte Digital do Produto. Francesca Poggiali, da GS1 Global Office, abordou a regulamentação e o debate na Comissão Europeia sobre o PDP, explicando que todos os produtos terão em breve um registo da sua origem e trajetória, semelhante a um passaporte humano. Esta iniciativa, aprovada pela Comissão Europeia, exige que a primeira entidade que comercialize um produto na Europa apresente dados completos sobre a sua origem, transformações, e pegada carbónica.
“Para os retalhistas que estão na sala, esta será uma grande mudança. Vai ser preciso ter acesso a todos os dados ao longo da cadeia de abastecimento. Se um retalhista foi o primeiro a pôr um produto no mercado, ele vai ter de ter toda essa informação”
Francesca Poggiali, CPPOE da GS1 (Global Office)
O seminário encerrou com uma intervenção de Tim Vieira sobre o modo de sobrevivência das PMEs. O evento destacou a relevância da IA e do Passaporte Digital do Produto para o futuro da cadeia de abastecimento, sublinhando a necessidade de adaptação e inovação por parte das empresas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da era digital.
Este encontro reforçou a importância de preparar para o Passaporte Digital do Produto como um elemento crucial para a transparência, sustentabilidade e competitividade no mercado europeu. Com o avanço tecnológico e a implementação do PDP, as empresas devem estar prontas para uma transformação significativa nos próximos anos, garantindo assim uma cadeia de abastecimento mais eficiente e responsável.
Fonte: DISTRIBUIÇÃO HOJE